18 de jul. de 2013

Pleno do TJD-RJ mantém pena de 6 pontos para o Goyta na Série B do Rio


Batido o martelo no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. O Goytacaz segue punido com a perda de seis pontos na Série B do Campeonato Carioca 2013 por conta da escalação irregular do zagueiro Talis. O Time da Rua do Gás já adiantou que recorrerá novamente, mas dessa vez no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Cinco votos pediram a manutenção da pena, enquanto outros dois pediram a perda de 9 pontos, tese que é defendida pela defesa do America, respresentado pelo advogado Mauro Chidid.

- Existe um procedimento jurídico mantido por mim e sempre será: na minha opinião são 9 pontos. Deveria ser tirado também os três pontos que o Goytacaz obteve na partida contra o Angra dos Reis. Mas para o America os seis pontos são suficientes, então foi feita a justiça. Talvez não a plena justiça, mas para o America sim - disse o advogado do America.


Líder da classificação geral com 37 pontos, o America segue classificado para o triangular final da competição que define dois times de volta à elite do Rio. Os adversários são: Bonsucesso, que conquistou o primeiro turno, e o campeão do segundo turno, que ainda não chegou ao fim por conta da paralisação. O Goytacaz, que estaria classificado caso não tivesse sido punido nos tribunais, segue com 35 pontos. Com o recurso no STJD, o clube do Norte Fluminense também tem chances de garantir vaga na semifinal da Taça Corcovado, segundo turno do Carioca, no lugar do São João da Barra.


O presidente do Goytacaz, Jomar Garcia, lamentou o resultado negativo nos tribunais. Ele confirmou a estratégia jurídica do clube campista de tentar perder apenas três pontos referentes a escalação de Talis no jogo contra o Angra dos Reis, o que colocaria novamente o time na semifinal do segundo turno e garantido no triangular final.
- O Goytacaz é a quinta maior torcida do Rio de Janeiro. É um absurdo o que fazem com a gente. Eu acho que foi um verdadeiro circo aqui hoje. Nós brigamos pela perda de apenas três pontos. O advogado do America (Mauro Chidid) pegou matérias pagas e as usou no tribunal. O Talis cumpriu uma partida contra o Mesquita, mas o problema foi no jogo contra o Angra dos Reis. Vamos para o STJD e vamos brigar lá - disse o presidente do Goytacaz.
Entenda o caso
Foto: Ag.Uruaru
Talis foi expulso na partida contra o Bonsucesso, válida ainda pela décima rodada da Taça Santos Dumont. A decisão do TJD de suspendê-lo por dois jogos saiu no dia 30 do mesmo mês. Àquela altura, o zagueiro já havia cumprido suspensão automática no jogo contra o Mesquita, na última rodada do primeiro turno. Portanto, ele deveria ficar de fora de apenas mais uma partida. O atleta, no entanto, foi escalado de maneira irregular nos duelos diante do Angra dos Reis e do próprio Sampaio. Contra o Angra, inclusive, Talis marcou um dos gols na vitória por 2 a 1.
No dia 13 de junho, em decisão unânime dos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), o Goytacaz foi punido com a perda de 6 pontos na Série B do Campeonato Carioca, além de ser multado em R$ 1 mil. Após a decisão, o Goytacaz pediu para que a decisão fosse julgada no Pleno do TJD-RJ, onde foi mantida a pena. O clube vai recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário